Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Brasilienses empreendedores do imaginário infantil

Redação | 27 de Outubro de 2017 - 16:22

Idealizada por dois publicitários brasilienses, Caninópolis é uma superprodução audiovisual que promete envolver o público infantil a partir de seis meses de idade

Há nove anos, as vidas dos brasilienses Rafael Frota, de 34 anos, e Renato Blanco, 30, cruzaram-se em um projeto de criação de animações institucionais. Enquanto Renato cuidava da área de ilustração e de designer gráfico do projeto, Rafael era o redator dos roteiros e das peças de comunicação da campanha. Os dois sempre sonharam em ter seu próprio estúdio de animações, mas, com o dinheiro curto, adiaram os planos.

Pouco tempo depois, em 2008, os dois publicitários se uniram, lançando-se como empreendedores com a Klimt, agência de Publicidade e Propaganda reconhecida como uma das mais dinâmicas e inovadoras do mercado. A empresa foi ganhando notoriedade e reconhecimento com suas ideias ousadas e logo conseguiu implementar um trabalho de impacto nacional. Com o passar dos anos, e o consequente aumento na cartela de clientes, os sócios resolveram partir para novos desafios.

Motivados pela notícia de que Rafael seria pai e pegando o gancho do mês das crianças, a agência resolveu inovar investindo em uma produção audiovisual voltada para o público infantil. "Em consenso com toda a equipe, surgiu uma motivação a partir da chance de criar algo que remetesse mais às nossas infâncias”, relata Rafael. Baseados nisso e na oportunidade de criar algo que fosse motivo de orgulho para o filho, Frota e Blanco, juntamente com a equipe da agência, deram forma à série Caninópolis. A primeira temporada é totalmente custeada pelos publicitários e produtores, e conta com a direção de criação, música e animação de Cyro de Castro, Walter Amantéa e Renker Amántea, respectivamente.

A história da web-série gira em torno de uma cidade de habitantes caninos e tem Otto como personagem principal. O roteiro foi escrito e estudado de forma conjunta com uma psicopedagoga. As temáticas variam entre ensinamentos básicos para a formação de uma criança em fase pré-escolar, canções de ninar e músicas para datas comemorativas, como o dia dos pais. “O objetivo da série é que as crianças tenham aprimoramento quanto às experiências morais e estéticas”, esclarece Renato Blanco.

Os seis primeiros episódios foram lançados no canal do Youtube este mês e os demais episódios sairão um a cada mês até o final do ano. A segunda temporada já começa a ser idealizada e receberá o apoio da Agência Nacional do Cinema (Ancine), órgão vinculado ao Ministério da Cultura que tem por princípio fiscalizar e regulamentar apoio às produções de cinema e audiovisual brasileiras.

Rafael Frota explica como uma marca se engrandece a partir dessa iniciativa: “A Ancine é uma iniciativa sensacional que pode dar uma vida longa a este projeto. A marca que apoia pode ganhar muito em imagem sem efetivamente tirar a verba do bolso, pois essa lei de incentivo proporciona isso. O empresário só tem a ganhar! ”.

Os interessados poderão assistir através do link: www.caninopolis.com.br ou se inscrever no canal: www.youtube.com/caninopolis


Foto: Renato Blanco e Rafael Frota