Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

CCBB Brasília recebe Encontro de Teatro Lambe-Lambe

Redação | 17 de Abril de 2018 - 14:39

Pela primeira vez, o Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília e a capital federal sediam um evento de artes cênicas em miniatura. Trata-se do Encontro de Teatro Lambe-Lambe, que ocupará o Centro Cultural em abril.

A evolução da fotografia e da máquina fotográfica fez desaparecer das ruas e praças a figura do profissional ambulante com sua caixa de fazer retratos, o popular lambe-lambe. Mas, o equipamento por ele utilizado tornou-se uma moderna ferramenta no teatro de animação contemporâneo. Para trocar experiências com a caixa que passou a abrigar o ‘menor teatro do mundo’.

Nos dias 28 a 29 de abril de 2018, sábado e domingo, o hall da galeria 03 do CCBB será ocupado por vinte e dois espetáculos de miniatura, sendo dezoito nacionais e quatro internacionais, quatro shows de pequeno porte, quatro intervenções artísticas e uma exposição de retratos de Lambe-Lambe, além da realização de oficinas com intuito de formar novos caixeiros.

O festival contará com a presença de Denise dos Santos, considerada uma das criadoras desta Linguagem Teatral no Brasil. Também chamado de teatro de caixa, miniteatro e caixa mágica, entre outros nomes- surgiu no Brasil, em 1989, e se espalhou por países como México, Argentina, Chile e França. As máquinas fotográficas antigas serviram de inspiração para que ela e Ismine Lima, tivessem a ideia de colocar um pequeno espetáculo dentro de uma caixa, que seria assistido por uma única pessoa de cada vez. Assim surgiu o primeiro espetáculo de Teatro Lambe-Lambe, A DANÇA DO PARTO (estará presente na programação do Encontro em Brasília).

A programação também prevê a realização de oficina de teatro Lambe-Lambe, uma exposição e uma palestra sobre a fotografia Lambe-Lambe.

Com fomento do Fundo de Apoio à Cultura/FAC da Secretaria de Cultura do Distrito Federal e apoio do Centro Cultural Banco do Brasil, As Caixeiras Cia. de Bonecas, primeiro grupo brasiliense dessa linguagem, e a produtora Bloco B, vão celebrar o teatro de formas animadas, em especifico o Teatro Lambe-Lambe juntamente com artistas de diferentes regiões brasileiras (RS, SC, BA, GO, PA, SP, BH) e ainda com bonequeiros da Argentina e do Chile.

O Teatro Lambe-Lambe também conhecido como o menor teatro do mundo possui este nome, pois sua forma de apresentação se assemelha aos antigos fotógrafos lambe lambes que ocupavam as praças brasileiras nas décadas de 40, 50 e 60. Porém, já escassos nos dias atuais.

Essa linguagem de teatro de bonecos, consiste em peças de curta duração apresentadas dentro de uma pequena caixa cênica. Dentro destas caixas são encenadas pequenas histórias com a presença de pequenos bonecos e/ou objetos animados. Em sua maioria, os espetáculos podem ser vistos por um espectador por vez, porém tal formato pode variar de acordo com a proposta de cada grupo ou bonequeiro.