Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

CONAR LANÇA GUIA DE BOAS PRÁTICAS NA PROPAGANDA INFANTIL

Redação | 19 de Outubro de 2021 - 15:47

Conar e Google estão lançando o Guia de Boas Práticas para a publicidade online voltada ao público menor de idade, visando apoiar criadores de conteúdo, anunciantes, agências e outros atores no desenvolvimento de materiais criativos, voltados a crianças e adolescentes.

O Guia reúne uma série de recomendações originadas no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, devidamente adaptadas às situações presentes na internet, em suas várias expressões. E foi desenvolvido após acordo celebrado em ação judicial contra o Google, proposta pelo Ministério Público do Estado de São Paulo. O Guia é leitura importante para quem quer divulgar produtos e serviços destinados a crianças e adolescentes - targets que sempre demandaram proteção diferenciada por parte do Conar - respeitando a ética publicitária e, assim, aos consumidores e à sociedade em geral.

A preocupação com o público menor de idade é mais do que justificada por serem pessoas em desenvolvimento, demandando a supervisão e participação dos pais ou responsáveis nas atividades das crianças e adolescentes no ambiente digital.

Dentre as boas práticas recomendadas pelo Guia estão a identificação clara das inserções publicitárias, em comunicação acessível de acordo com a faixa etária de crianças e adolescentes, a não abordagem de temas inadequados, como os que envolvem bebidas alcoólicas, tabaco ou armas e o não estímulo a comportamentos perigosos ou excessos nocivos.

O Guia de Boas Práticas recomenda também que ações publicitárias que promovam downloads de aplicativos ou o sorteio de itens devem ser condicionadas ao acompanhamento e à autorização dos pais quando envolverem a participação de crianças e adolescentes.

O Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais do Conar é parte integrante do Guia de Boas Práticas, lançado no final de 2020, com orientações para a aplicação do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária ao conteúdo comercial em redes sociais, estando disponível no site do Conar.

O download do Guia de Boas Práticas é gratuito e está disponível no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitára (Conar). Um guia de boas práticas para a publicidade on-line voltada ao público infantil (googleblog.com).