Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show está com inscrições abertas

Redação | 19 de Junho de 2018 - 14:12

As inscrições para o Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show (BPS) 2018/2019 estão abertas.

Considerado um dos maiores festivais populares, as fotos vencedoras formam o acervo de um livro, conquistam status de arte e protagonizam uma série de exposições nas principais capitais do País.

Fotógrafos profissionais e amadores podem participar enviando registros por meio do site do festival www.brasiliaphotoshow.com.br até o dia 16 de julho. A 4ª edição do BPS chega com uma série de novidades. Além de premiar os autores das imagens vencedoras com estatuetas, equipamentos fotográficos, celulares e créditos de viagem, o encerramento do Festival será marcado por uma série de atividades. Serão quatro dias de evento em novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Na programação, workshops, tours fotográficos, leitura de portfólios, feira de equipamentos de tecnologia de imagem, festas temáticas e muito mais.

“O BPS vem soltando amarras. Não nos interessa se quem fez o clique é profissional ou amador. O que importa para o Festival é a emoção que a foto desperta, são as conexões que o clique pode proporcionar”, observa o idealizador e curador do BPS, Edu Vergara.

Segundo ele, a essência do Brasília Photo Show está na democratização da arte, da fotografia. Qualquer pessoa com um smartphone na mão pode participar e votar na edição corrente do Festival. “A coletânea de fotos que formaram o livro e as exposições passam pelo crivo da curadoria do festival, mas é o público que acessa o perfil do BPS nas redes sociais que influi diretamente no apontamento dos vencedores”, revela o fotógrafo. “Com as novas tecnologias, milhares de olhares se conectam por um turbilhão de sentimentos, realidades e razões, independentemente da distância que separa o fotógrafo do observador”, pontua.

E tem novidades. O participante poderá escolher entre 16 categorias na hora de fazer a inscrição. Essa é uma reivindicação dos fotógrafos que mandam trabalhos desde a primeira edição do festival. A nova regra irá direcioná-los para as suas habilidades e talentos. “Serão seis finalistas em cada categoria. Assim como nas grandes premiações do cinema, o vencedor será revelado somente na hora da entrega da estatueta. Teremos uma festa de encerramento com música, teatro e outras manifestações artísticas”, revela Vergara. O objetivo é transformar o Brasília Photo Show em patrimônio cultural da cidade para que todos possam se divertir e crescer com o evento.

As surpresas não param por aí. A premiação é apenas um dos eventos que fecham o festival 2018/2019 em novembro próximo. Serão quatro dias que movimentarão o Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O encerramento contempla também uma feira de equipamentos e tecnologia de imagem com os exponentes da indústria em estandes que trarão as principais novidades do setor. “Teremos ainda duas experiências interessantes, uma festa com diversas atrações para os fotógrafos se divertirem com milhares de cliques com foco em pessoas e ações, além de tours fotográficos por Brasília, que é uma das cidades mais fotografáveis do planeta”, adianta Vergara. Estão previstos ainda shows, workshops, palestras, cursos, mesas de bate papo fotográfico, leituras de portfólios, brinquedoteca temática, praça de alimentação, exposições e homenagens a fotógrafos que marcaram a história da fotografia nacional. “Estaremos criando na capital do País um pólo de cultura diferenciado, marcante e duradouro, que movimentará o mundo da fotografia e da tecnologia da imagem durante todo o ano”, acrescenta.