Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Mercosuper debate o E-commerce e a transformação digital no varejo

Redação | 05 de Abril de 2019 - 15:57

Em um cenário em que o E-commerce no varejo avança mundialmente, os supermercadistas e varejistas paranaenses se reúnem na Mercosuper 2019 para debater o assunto e se preparar para o futuro. O evento acontece de 9 a 11 de abril no Expotrade Convention Center, e além de contar com um congresso sobre Transformação Digital e Varejo 4.0, também vai reunir mais de 300 marcas com os principais lançamentos em produtos e em tecnologias. A abertura será às 15h após uma solenidade e corte da faixa inaugural.

O E-commerce cresce em todos os segmentos do varejo e, hoje, atinge 3,1% da venda do varejo brasileiro e próximo a 0,8% da venda dos supermercados. Considerando a tendência anunciada pela Associação Brasileira de Comercio Eletrônico, em 2019 as vendas online devem chegar a R$ 79,9 bilhões. As estimativas segundo esta mesma associação é que as vendas superem em 16% as realizadas em 2018.

O varejo vai passar por uma grande mudança nos próximos anos e a principal revolução será no aumento significativo do E-commerce nos supermercados. O uso da Big-data do varejo passa a ser um novo aprendizado com o uso da tecnologia e a adaptação das pessoas, colaboradores e consumidores a esta nova realidade.

Observar os cenários internacionais acaba se tornando uma opção para estudar e planejar o futuro. Como o mercado chinês e o norte-americano são os maiores exemplos para o mundo e se destacam pela expansão do comércio digital a abertura da Mercosuper vai contar com a palestra internacional de Mathew Brennan, consultor, palestrante e escritor com foco em inovação e tecnologia móvel chinesa, conhecido pela análise da Tencent, a maior gigante de tecnologia da China e do WeChat, o famoso super app da China. Ele vai compartilhar a sua experiência no mercado chinês, com destaque para o Alibaba, um dos maiores grupos de comércio eletrônico do mundo, que tem feito sucesso com a rede de supermercados Hema, que une o varejo on-line e off-line em uma única experiência.

A feira vai contar com 300 marcas com as principais novidades, lançamentos e o compromisso de oferecer preços especiais durante o evento.

As Palestras magnas acontecerão nos dias:

9 de abril, às 13h30 Matthew Brennan - é empresário, escritor e especialista em varejo digital. 

10 de abril, às 13h30 Luís Artur Nogueira - é jornalista, economista e palestrante, com MBA em mercado financeiro. 

11 de abril, às 13h30 Marcos Piangers - é autor do best-seller “O Papai é Pop”, com mais de 250 mil livros vendidos e lançados em Portugal, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos.

A palestra "INOVAÇÃO: Uma Espiada no Futuro" é uma incrível apresentação sobre tecnologia, oportunidades digitais e como a inovação acontece.