Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Morre o publicitário José Zaragoza, o Z da DPZ

Redação | 15 de Maio de 2017 - 16:20

Morreu, aos 86 anos o publicitário, artista plástico e cineasta José Zaragoza, aos 86 anos na manhã de hoje (15), em São Paulo. 

Ao lado de Francesc Petit e Roberto Duailibi, Zaragoza ajudou a fundar a DPZ no fim dos anos 60. Dedicou 45 anos a uma das maiores agências de propaganda do país, era conhecido pelo bom humor elegante para chamar a atenção do consumidor. Ajudou a revelar grandes talentos como Washington Oliveto, Nizan Guanaes e Marcello Serpa. Segundo Olivetto, "eles criaram uma escola".

Após deixar a DPZ, em 2013, Zaragoza passou a se dedicar a outra de suas paixões: as artes plásticas, uma área na qual também era reconhecido. Formado pela Escola Superior de Artes de Barcelona, o publicitário nunca deixou de produzir arte, tendo realizado mais de 200 exposições ao redor do mundo. Além disso, o publicitário foi um dos fundadores e o primeiro presidente do Clube de Criação de São Paulo.

Casado com Monique Zaragoza por mais de cinco décadas, deixa quatro filhos (Frederic, Kitu, Diego e Inéz) e sete netos. O corpo do publicitário será velado nesta terça-feira, das 9h às 12h, no Cemitério Horto da Paz, em Itapecirica da Serra (SP). Posteriormente, a cerimônia de cremação será reservada à família.