Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Narita Design & Strategy faz uma releitura da identidade visual da marca Soya

Redação | 05 de Julho de 2017 - 14:31

Como fazer uma releitura mais atual de uma marca cheia de tradição e líder na categoria? Pois foi este o desafio que a Narita Design & Strategy assumiu com Soya, para reformular a identidade visual de toda a linha. “A ideia era trazer leveza e códigos de bom humor para a embalagem, sem abrir mão da forte identificação visual conquistada no PDV junto a milhares de brasileiros, por meio do color code vermelho”, declara Mário Narita, CEO.

Para isso, a Narita utilizou seu método proprietário de investigação - o Processo Límbico - ferramenta que parte de uma série de estímulos visuais, elaborados por um time multidisciplinar, com o objetivo de identificar quais as formas, cores e ideias que acionam o Sistema Límbico (Região cerebral responsável pelas nossas emoções) do público-alvo. Desta forma, é possível investigar o comportamento humano por trás do processo de compra e desenvolver a estratégia e o design voltada para performance.

Foram criadas então oficinas de co-criação com o público desejado para investigação: mulheres de perfis distintos e que possuíam uma relação diferente com a cozinha e os alimentos, das mais tradicionais às mais saudáveis. Tudo isso para entender a evolução que seria adotada no novo design da marca.

Após uma série de estímulos visuais, etapa integrante do Processo Límbico, foram levantados uma série de insights na investigação que remetiam a essa sensação de bom humor desejada, como, por exemplo, a necessidade de variedade de cor, fluidez e movimento no resultado final. “Também foi nesse processo de comer e conversar que descobrimos quais combinações de alimentos mais encantavam e emocionavam as consumidoras, com uma apresentação que unia sabor e saúde, na medida certa”, detalha Fernando Quintas, diretor de criação.

O logo também foi redesenhado e incorporou traçados que remetiam à sensação do aroma de comida recém preparada, percepções elaboradas pelas próprias participantes. No fundo, o dourado se somou a uma sútil textura de gotas, criando movimento e enriquecendo o visual. Já os ícones de benefícios foram agrupados e localizados em uma área nobre da embalagem, para facilitar a leitura e ressaltar a qualidade da marca.

Ficha Técnica:
Agência: Narita Design & Strategy
Cliente: Bunge
Produto: Soya
Criação: Fernando Quintas, Wemerson Walter, Alexsander Xenofonte
Digital: Nilcélio Rodrigues
Atendimento: Juliana Ometto, Ludmila Oliveira
Planejamento:Clarice Casseb, Clarice Tavares e Cecilia Coutinho.
Tráfego: Vanessa Santos
Direção: Mario Narita
Arte Final: Roberto Chan
Aprovação do Cliente: Marina Teixeira