Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Pedro Henrique Garcia cria nova logomarca do GDF

Fernando Vasconcelos | 23 de Janeiro de 2019 - 15:11

 Foi lançada oficialmente a nova logomarca do Governo do Distrito Federal, que traz um Ipê amarelo, símbolo da cidade contrastando com o céu azul. Criada pelo publicitário Pedro Henrique Garcia, a nova marca já está em todos os canais e redes sociais do governo.

Desde de que assumiu em 01 de janeiro, o governador Ibaneis Rocha (MDB) têm declarado que pretende administrar a cidade com firmeza, mas também com leveza, preocupado em atender a população que o consagrou nas urnas na última eleição, com mais de 70% dos votos. Já no período de transição, deixou clara a necessidade de criar algo que promovesse a aproximação do governo com o povo. Considerando que Brasília é uma cidade planejada e que os governos anteriores se basearam em símbolos oficiais, a nova marca surgiu da união de elementos não planejados, naturais e eleitos pela população como marca registrada da cidade: Ipê, céu azul e sinalização.

A identificação da população com o ipê amarelo e o céu azul surgiu de forma espontânea, natural e Pedro Henrique juntou a esses elementos a mesma fonte usada no sistema de sinalização de Brasília, outra marca familiar ao brasiliense. Tudo isso torna a nova logomarca um símbolo totalmente genuíno, aproximando o governo da população, garante o criativo responsável pelo design. Segundo ele, “esses símbolos surgiram de forma orgânica e foram adotados afetivamente pelo brasiliense”.

O publicitário Pedro Henrique Garcia é formado em Comunicação pela UnB, com 30 anos de experiência. Foi diretor de arte das agências MPM, Lowe, Propeg, Lintas, Duda Propaganda e Nova/sb e diretor de criação da Matisse, Fields e Lew’Lara/TBWA. Premiado no Festival de Publicidade de Gramado, Profissionais do Ano (Rede Globo), Prêmio Abril de Publicidade, Festival Brasileiro de Propaganda (ABP), Anuário do Clube de Criação de SP, Bienal Brasileira de Design Gráfico - ADG, Prêmios de Excelência Gráfica Fernando Pinni e Jorge Salim. Foi eleito Profissional de Design do Ano do Colunistas Brasília e do Colunistas Brasil em 2010 e Profissional de Propaganda do Ano do Colunistas Brasília em 2011.

O governo espera que o lançamento da nova marca traga inspiração para impulsionar o crescimento da cidade, sob o lema “ Brasília está pronta para o futuro”, que volta, inclusive, a se chamar Governo do Distrito Federal (GDF), em vez de Governo de Brasília, como na gestão anterior.

Para o chefe do Executivo, a ideia é reproduzir o clima da atuação deste mandato. "Temos muita força de vontade e vamos fazer o que precisa ser feito para recuperarmos nossa cidade." Segundo ele, o ipê foi escolhido por ser um símbolo natural, espalhado pelos quatro cantos do DF, sendo, inclusive, espécie tombada como patrimônio ecológico.



Foto: Pedro Henrique Garcia.