Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Prêmio Colunistas Brasília 2019 homenageia Joana Bicalho e Kazuo Okubo

Redação | 10 de Outubro de 2019 - 10:00

Homenagens Extras marcaram as últimas edições do Prêmio Colunistas Brasília, proporcionando momentos emocionantes e especiais a profissionais do mercado. O Prêmio Colunistas é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda – Abracomp, com o objetivo de destacar os mais notáveis trabalhos de Comunicação de Marketing realizados por empresas e profissionais atuantes em cada regional onde é realizado. “Quando inserimos essas homenagens, nós colunistas de marketing e propaganda fundadores do prêmio pensamos em destacar os profissionais que fazem muito além do seu trabalho, pessoas éticas, de coragem e determinação que não poderiam passar despercebidas precisavam ser reconhecidas e exaltadas pelas iniciativas em favor dos outros”, conta Fernando Vasconcelos sobre o início das homenagens no Colunistas.

Incorporada à premiação, a homenagem como Prêmio Extra é concedida a personagens que se destacam e fazem a diferença oferecendo oportunidades, incentivos à formação profissional e contribuem para o crescimento individual ou coletivo no mercado publicitário de Brasília.

Esse ano de 2019 vamos homenagear dois ícones do mercado publicitário: Joana Bicalho – publicitária que cedeu à educação como experiência transformadora e Kazuo Okubo, com sua ótica além das lentes da fotografia.

Joana d’Arc Bicalho Félix é publicitária, atuou durante mais de 10 anos em agências renomadas agências nacionais e locais, como MPM Propaganda, Propeg Propaganda, DQV e Ratto Propaganda, tendo sido supervisora e gerente de contas nacionais e locais. Atendeu clientes como Caixa Econômica Federal, Governo do Distrito Federal com Secretaria de Obras, Novacap, Terracap, Metrô, Administrações Regionais, bem como varejo, tais como Parkshopping, Lojas Arapuã, Venâncio 2.000, Mainline e tantas outras.

A experiência em agência foi seguida pela atuação como cliente, na Confederação Nacional do Transporte - CNT, em que, como Gerente de Marketing e Comunicação, estruturou a área de Comunicação Integrada de Marketing. Nesse tempo abriu sua consultoria e agência de marketing e comunicação, passando a atender o UniCEUB, o Sebrae Nacional, Sebrae F, Sebrae PB, além de diversos clientes diretos, em diferentes áreas, tais como saúde, festas, educação e turismo.

A busca, a partir daí, foi de manter-se atuante no mercado profissional, em atividades de consultoria e de atendimento e planejamento em agência de comunicação integrada, concomitantemente com atividades no mundo acadêmico, formando as novas gerações de publicitários. Após concluir o mestrado, e o doutorado, e fazer importante curso em Harvard, passou a dar aulas em graduação, e coordenar cursos de pós-graduação. Teve também por mais de 10 anos à frente da direção de Marketing e Comunicação do UniCEUB, chefiando a agência house, com mais de 60 pessoas a ela ligadas, incluindo os alunos que migravam de lá, para importantes cargos do mercado.

Atualmente, além de se manter na paixão de ser professora de pós-graduação no UniCEUB e IBMEC, e professora de graduação, atua na Rede@ Comunicação, Marketing e Gestão, coordenando cursos de formação em mais de 30 especialidades da comunicação integrada, bem como à frente da área de consultoria e da agência de comunicação online e off-line, possuindo diversos clientes da iniciativa pública, privada e terceiro setor em carteira.

Kazuo Okubo é natural de Brasília. Teve contato com a fotografia ainda menino. Passou bom tempo fotografando festas e casamentos até descobrir a fotografia publicitária. Seu portfólio acumula trabalhos para as principais agências do mercado, e conquistou clientes de peso como Ministério da Saúde, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Correios, Unicef, Sebrae, Governo do DF, BrB, Ministério do Turismo, Embratur, Casa Cláudia, Vogue, Revista Piauí entre outros. Finalista de todas as edições do prêmio Conrado Wessel, de 2002 até 2008, além de ter trabalhos premiados no Festival Mundial de Publicidade de Gramado e no Festival de Publicidade de Cannes.

Desenvolve trabalhos autorais desde 2003. Inaugurou em 2009 a primeira galeria de arte do Centro-Oeste especializada em fotografia, A Casa da Luz Vermelha, onde produziu dezenas de exposições, workshops e eventos. Entre suas exposições individuais destacam-se: Paisagens - FotoArteBrasília(2004); De Todas as Formas - Caixa Cultural(2007); I Bienal de Arte de Brasília (2007/2008); Eu te amo - Brasília Shopping(2011); PAISAGimagem - A Casa da Luz Vermelha(2012); Minha Praia - Prêmio Mobigraphia - Museu da Imagem e do Som/SP(2013); Guardiões do Lago Paranoá - FNAC(2014); Guardiões - Foto em Pauta(2016). Participou também de coletivas, como 11 Photographes Brésiliens (Paris, 2009); West Encounter East (Miami, 2012); III Jornada Fotográfica de Havana - Fototeca de Havana(2013); SP Arte Foto(2014); Onde Anda a Onda - Museu Nacional da República(2015); Brazilian eyes (Miami, 2015); SP Arte(2015).

Já foram homenageados em edições anteriores Haroldo Meira, Ludovico Ribondi, Ralfe Braga, Luiz Antônio Ratão, Thiara Zavaglia e Carla Maestrali.

“Esse prêmio é importante, porque estimula o mercado, deixa uma marca na carreira e todos gostam desse reconhecimento. Esperamos todos os publicitários no dia 22 de novembro, no Iate Clube de Brasília a partir das 21h30 para confraternizarmos com os homenageadosr e os premiados desta 35ª edição”, completa Fernando Vasconcelos, no prêmio há 42 anos.