Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

SHOPPINGS TÊM RECUPERAÇÃO NAS VENDAS E ABERTURA DE NOVAS LOJAS

Redação | 23 de Setembro de 2021 - 15:36

Levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) aponta que 969 marcas inauguraram novas lojas, no segundo trimestre deste ano. Atrás, apenas, do registrado no quarto trimestre de 2020, quando 1.297 marcas anunciaram inaugurações impulsionadas pela Black Friday e pelo Natal.

Em relação às vendas nos shoppings, houve ligeira retração entre abril e junho (-2%), ante o primeiro trimestre. Já sobre o mesmo período de 2020, houve aumento de 180% nas vendas, lembrando os períodos de lockdown por causa da pandemia. Ao comparar com o segundo trimestre de 2019, observa-se que os shoppings continuam apresentando uma recuperação gradual. Em junho de 2021, o resultado ficou 13,2% abaixo do registrado há dois anos, sendo que em maio a queda havia sido de 22,1% e, em abril, de 23,4%.

"O avanço da vacinação, a melhoria do quadro pandêmico, a retomada da atividade econômica e o retorno da totalidade dos shoppings em funcionamento são fatores que ajudaram a resgatar o otimismo dos empreendedores", afirma o presidente da Abrasce, Glauco Humai.

Segundo o executivo, o setor segue resiliente e com ocupação de 95% nos empreendimentos.

Quanto à abertura de novas lojas, a expansão foi de 68%, entre abril e junho, em relação às 577 abertas em centros de compras, de janeiro a março deste ano.

Os segmentos que mais se destacaram no período foram: alimentação e bebidas, que reuniu 25% das marcas, seguido por vestuário (15%), calçados (6%), serviços estéticos (5%) e perfumaria e cosméticos (5%).