Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Social Media Week: novo olhar às métricas digitais

Redação | 08 de Setembro de 2017 - 07:00

Palestra de Felipe “Proto” Raffani foi selecionada por meio de votação online

Gerente de Business Intelligence da iProspect, agência de marketing digital full performance, Felipe “Proto” Raffani, será um dos palestrantes do Social Media Week São Paulo 2017.

O evento acontece entre os dias 11 e 15 de setembro no campus Joaquim Távora da ESPM-SP. Raffani submeteu sua palestra à edição deste ano e foi um dos selecionados pelo público via votação online e curadoria.

A palestra com o tema “Métricas não-óbvias em Social Media” é voltada para profissionais que estão querendo se aprofundar mais na questão do que simplesmente utilizar as métricas padrão fornecidas pelas ferramentas. Algumas métricas são óbvias: o número de cliques é o número de vezes que algo foi clicado. Já o CTR é uma divisão do número de cliques pela quantidade de impressões e expresso em percentagem. Por outro lado, temos as métricas não óbvias como, por exemplo, relação entre métricas equilibradas pela dispersão ao redor da média ideal.

Outro exemplo – mais simples - é medir alcance novo por dia, poucos analistas olham para a quantidade de novas pessoas alcançadas num dia, separando-as daquelas que já viram o conteúdo anteriormente.

O profissional da iProspect explica que é necessário ter um balanceamento nas métricas. “Equilibrar métricas positivas, taxas simples, entender o relacionamento entre investimento e os resultados de maneira não-linear são desafios cotidianos que temos que resolver utilizando desde matemática simples até raciocínios mais complexos. Sempre entendi que métricas deviam ser aplicadas para mudar o negócio, e não apenas para descrevê-lo”, completa.

O Social Media Week é um evento global que reúne anualmente milhares de pessoas em diversos países no mundo. Com 227 atividades e 281 palestrantes, a expectativa é que a edição no Brasil supere o público do ano passado, de 4,4 mil participantes, chegando a receber cerca de 5 mil inscritos nas mais diversas atividades que acontecerão durante os cinco dias.

Felipe “Proto” Raffani tem quase dez anos de experiência em análise de dados. Já teve passagem por empresas como Zoly, DP6, W/Mccann e Clickon. Antes disso, dedicava-se a consultoria em processos baseado em padrões como CobiT ou ISO 20.000.