Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Trio lança a dupla CINZA

Redação | 27 de Setembro de 2018 - 16:16

 A Trio acaba de lançar a dupla CINZA, formada pelos diretores José Menezes e Lucas Justiniano. Na prática, a parceria consolidada hoje existe há oito anos e já rendeu trabalhos bem-sucedidos, como o longa-metragem “Sobre Futebol e Barreiras”, filmado na Palestina e em Israel; o curta “Barqueiro”, ganhador do Prêmio Redentor como melhor curta-metragem no Festival do Rio 2014; e os filmes DOKU-TUR e BOSNA-TUR, que fazem parte do catálogo do Nowness como uma trilogia (o terceiro filme está em processo de edição).

José Menezes é formado em Administração pela FGV e Cinema pela FAAP. Trabalha na área audiovisual com foco em roteiro, fotografia e direção. Possui diversos longas e curtas-metragens selecionados em importantes festivais, como Cannes, Toronto, Locarno e Mar del Plata. Já Lucas Justiniano tem formação em História pela PUC-SP, e atua desde 2010 no audiovisual, tendo recentemente passado pela O2 Filmes, com foco em roteiro, edição e pós-produção.

Em codireção ou parcerias diretas, CINZA já criou para grandes marcas como Adidas, Google, entre outras, além de conteúdo online próprio com estreias exclusivas em sites como Vimeo Staff Picks, Nowness e The Fader. A estética do duo possui forte influência do cinema documental, área da qual são oriundos, aliada à um olhar estético cinematográfico contemplativo, sempre presente na direção de fotografia de muitos de seus projetos.

“Nossa ideia de lançar a dupla vem ao encontro do que temos feito nos últimos anos, que é buscar artistas que tenham a estética e o craft no sangue. Queremos talentos que estejam sempre procurando ir além dos roteiros e imprimir sua própria marca, fazendo com que cada projeto seja único, exatamente o que faz o CINZA. Suas referências e capacidade de criação e adaptação são incríveis”, diz o CCO, Luciano Mathias.

No momento, a dupla está em processo de finalização de sua primeira série de TV, “Cientistas Brasileiros”. CINZA assina a direção das sequências documentais da obra, que conta com direção geral de Guilherme Fiuzza e deve estrear em breve na TV Cultura e demais canais públicos brasileiros. Além disso, está concorrendo com o clipe “Redenção”, de Tim Bernardes, ao Prêmio Multishow e ao Music Video Festival (m-v-f-).