Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

WAZE TEM DADOS SOBRE OTIMISMO DO BRASILEIRO COM O FIM DO ANO

Redação | 18 de Outubro de 2021 - 15:23

Com base em dados de navegação, o aplicativo Waze aponta que os brasileiros começam a planejar as compras de fim de ano. De acordo com os dados, as navegações para redes varejistas estão 17% além do movimento no período pré-pandemia. O fluxo das lojas de departamento está 50% maior em comparação com setembro de 2019; farmácias (38%); lojas de móveis (32%); supermercados (24%); lojas de artigos esportivos (9%); shoppings (2%) e fast-foods (1%).

Também há mais navegação por locais ao ar livre. Houve um aumento de 77% em setembro de 2021 em comparação com o mesmo período de 2019. "Apesar da pandemia, as sazonalidades continuam sendo grandes impulsionadoras de tráfego nas ruas e no comércio. O mês de setembro já apresenta saldo positivo. A Black Friday e o Natal são datas comerciais importantes, mas, este ano, elas ganharam ainda mais peso para o cliente e também para os varejistas, principalmente pelo avanço da vacinação e a expectativa é que a Black Friday e Natal já tenham um fluxo maior do que tivemos em 2019", explica Leandro Esposito, Country Manager do Waze no Brasil.

Com a evolução da vacinação e o contexto mais otimista, há uma ligeira mudança de comportamento dos brasileiros: saúde e bem-estar dão seus primeiros indícios de retorno. Observamos um aumento nas idas para espaços de cuidados pessoais (26%) e academias (4%) em comparação ao mesmo período em 2019, ano pré-pandemia.

“Trabalhar e estudar presencialmente ainda está longe dos patamares de 2019. Porém, notamos indícios de uma retomada geral. Pelos dados, podemos ver que a população que está voltando às ruas para trabalhar, e com vontade de resgatar alguns hábitos da época pré-pandemia, como idas à academia e salões de beleza e compras de vestuário”, completa Esposito.